Passar para o conteúdo principal
Aefp

Apresentação do Lycée

Criado em 1808, o Baccalauréat é um diploma do sistema educativo francês, que tem a dupla particularidade de certificar a conclusão dos estudos secundários e de possibilitar o acesso ao ensino superior. Trata-se do primeiro diploma universitário.

Após a conclusão do Collège (6º-9º ano), os alunos prosseguem os seus estudos no Lycée durante três anos (10º-12º ano).

A turma de "Seconde" ("2de", 10º ano) é determinante antes da fase final, que se carateriza por uma especialização progressiva dos estudos, entre a turma de "Première" ("1ère", 11ºano) e a "Terminale" (Tle, 12º ano) .

No final da "Terminale" (12º ano), realiza-se o exame de "Baccalauréat" (BAC), diploma que, por um lado, certifica a conclusão do ensino secundário e, por outro, dá acesso ao Ensino Superior. Este exame comporta, também, provas antecipadas no final da "Première" (11º ano).

As áreas que propomos permitem que os detentores do BAC ingressem no Ensino Superior em universidades, "en classes de préparation” para acederem "aux grands écoles” ou, eventualmente, optem por formações mais especializadas (IUT, BTS).

Os objetivos da reforma do "Baccalauréat"
  • Simplificar o exame que se tornara demasiado complexo. A partir de 2021, os alunos só realizarão um exame no 11º ano (francês) e quatro exames no 12º ano, pois a avaliação de algumas disciplinas será contínua;
  • Permitir que os alunos façam escolhas de modo a terem sucesso no Ensino Superior;
  • Permitir valorizar o trabalho dos alunos, uma vez que tem em conta a escolaridade do 11º e 12º anos ;
  • Permitir acompanhar de forma mais eficaz os alunos durante a construção do respetivo projeto de orientação.

Programas do Lycée