Messagem do Presidente

O LFIP - Lycée Français International de Porto é parte integrante dos estabelecimentos de ensino da rede da AEFE e está entre os mais reputados do estrangeiro.

Deve a sua nomeada à excelência dos resultados obtidos. A promoção 2016 é disso um recente testemunho, com 100% de sucesso no Baccalauréat, com um elevado número de Menções.

Estes resultados deixam-nos orgulhosos, e devemo-los, em grande parte, à dedicação e ao profissionalismo do corpo docente.

No coração da cidade do Porto, vizinho do Museu Serralves, do Parque da Cidade e muito próximo do mar, o LFIP beneficia de um enquadramento de exceção. Propriedade da Associação «Marius Latour», oferece a quem aqui estuda e trabalha um ambiente natural, harmonioso e sereno.

É nestas condições privilegiadas que os nossos alunos aprendem, desenvolvem as suas capacidades e se expandem.

Todos os níveis de ensino estão homologados pelo estado francês, desde o ensino pré-escolar (a partir dos 3 anos – a Maternelle) até ao fim do ensino secundário. O Estabelecimento é, igualmente, reconhecido pelas autoridades portuguesas.

O LFIP aplica os objetivos pedagógicos e os princípios fundamentais do ensino público, laico, em França. A diversidade de opiniões, de credos, de línguas e de nacionalidades são assumidas, num clima de tolerância, de escuta e respeito mútuo.

O Conselho de Administração, órgão executivo que detém a responsabilidade financeira e jurídica do estabelecimento, emana da Associação Marius Latour. Reúne-se regularmente para deliberar e tomar as decisões necessárias para o bom funcionamento do LFIP. Elabora o orçamento e tem como preocupação assegurar uma gestão financeira sã e equilibrada, a fim de melhorar cada ano as instalações e os instrumentos de trabalho necessários para a aprendizagem dos alunos do LFIP.

O Conselho de Administração assinou uma Convenção com o Estado Francês (Agence pour l’Enseignement Français à l’Étranger). Trabalha em estreita ligação com a direção pedagógica: Diretor Geral, Diretor da primária, Diretor administrativo. Cria os meios para responder às solicitações relativas à escolarização, sempre crescentes, com a preocupação constante de garantir a qualidade de acolhimento e de meios técnicos de ensino.

A prioridade de todos os membros do Conselho de Administração, que obedecem ao regime de voluntariado, é que os nossos alunos estudem nas melhores condições possíveis, neste quadro de exceção, que sejam felizes e que guardem uma recordação perene, dos anos que passaram entre nós no LFIP.

Serge LEBLANC