Passar para o conteúdo principal
Aefp

Informática Virtual

Informática Virtual

O nosso estabelecimento, em parceria com a empresa SFLAG, equipou-se com uma solução informática fiável, perene e segura, a fim de dotar os alunos, os professores e o pessoal administrativo de uma ferramenta centralizada, que dará acesso a um ambiente completo de trabalho.

O acesso ao Sistema Informático Pedagógico do Lycée Français Marius Latour apresenta-se da seguinte forma:

  • Cada utilizador do sistema pode, em função dos seus direitos, após autenticação e independentemente da sua localização geográfica (interna/externa), aceder ao seu ambiente personalizado, graças a um posto de trabalho virtual, que contém todos os seus dados (ficheiros pessoais), bem como as ferramentas de burótica e os trabalhos colaborativos (textos, ficheiros partilhados, pesquisas na internet, audio/vídeo, mensagens, …).
  • Relativamente à segurança, para além do Regulamento do bom uso dos meios de informática (que deverá ser assinado e implica os alunos bem como os pais) todos os meios e técnicas serão postos em prática para assegurar a proteção dos dados e o uso correto das ferramentas propostas.
  • Os programas instalados serão automaticamente atualizados.
  • O registo de todas as operações, conexões e utilizações realizadas, a partir das sessões, é conservado.
  • Os professores têm acesso a todos os recursos de Internet, sem limitações ;
  • Os alunos têm acesso a todos os recursos de Internet através de um servidor "proxy ", que contém, por defeito, uma "lista negra” de sítios, aos quais não poderão aceder.
  • Os programas estão em francês (por defeito), contudo, caso haja a possibilidade de aceder a outras línguas, o utilizador poderá alterar a configuração. Estarão disponíveis, por defeito, em todos os computadores, em função das necessidades do estabelecimento e dos utilizadores em causa.

Os utilizadores (alunos, professores) encontrarão, nas linhas seguintes, todas as informações necessárias para estabelecer a conexão ao ambiente de trabalho pessoal.

Para uso quotidiano de qualidade

Este modo de conexão fornece ótimas condições de utilização a todos aqueles que pretendem conectar-se ao servidor do Liceu com frequência, a partir do mesmo computador.

  • Descarregue e instale o programa VMWAre correspondente ao seu material (Windows, mac, linux)
  • Na linha « Serveur de Connexion », insira remote.lfip.pt
  • Em «Option », ative ou não a linha Connexion Automatique au démarrage (subentendida no seu computador)
  • Em « Configurer SSL », ative a 3ª linha « ne pas vérifier… »
  • Reduza a janela « Option »
  • Insira o nome de utilizador e a palavra passe, depois clique em "Se Connecter”

Atenção!: Quando acabar de trabalhar, deve desconectar-se do sistema. De qualquer modo, todas as noites, pelas 3h, todas as conexões são desligadas, a fim de assegurar uma manutenção.

Para um uso ocasional utilizando diferentes computadores

Este modo de conexão, simples e rápido, permite que todos os utilizadores, munidos da respetiva identificação, possam conectar-se à distância ao sistema informático pedagógico do Liceu. Não é necessário instalar programas, independentemente material usado (computador portátil, tablette, telefone, …) e poderá aceder usando um qualquer navegador de internet (Internet Explorer, Firefox, Opéra, Safari,  chrome, … ). Todavia, em termos de qualidade (não permite o uso de pen USB, não há som) e de rapidez, este modo é menos eficaz do que o modo VVMWare.