CDI - Centro de Documentação e de Informação

e-sidoc-color.png

O CDI do Lycée Français International de Porto é não só um centro de documentação e de informação mas também uma biblioteca. Está sob a responsabilidade de uma professora documentalista que assegura a sua gestão.

É um centro de recursos multimédia que está ao dispor dos alunos, desde o CM2 (5º ano) até à Terminale (12º ano), e de todos os funcionários do estabelecimento.

Os alunos podem usufruir do CDI durante o seu tempo livre (hora livre, intervalo ou pausa do meio-dia), para trabalhar, ler, fazer pesquisas, realizar trabalhos e requisitar obras.

O CDI dispõe de um acervo composto por romances, contos, novelas, álbuns, bandas desenhadas, revistas, livros e filmes/documentários, adequados a cada nível de aluno utilizador, a maioria em língua francesa e em português, mas também em inglês.

A base de dados por ser consultada em linha no portal E-sidoc

Sequências pedagógicas são, com regularidade, organizadas no CDI, em colaboração com os professores de várias disciplinas. O Apoio Personalizado das turmas de 6º ano decorre sob a responsabilidade da professora documentalista.

O CDI é, também, um local onde têm lugar diversos acontecimentos culturais como, por exemplo, encontros com autores ou exposições que oferecem uma abordagem diversificada da francofonia.

O empréstimo dos documentos
  • As obras da biblioteca (romances, documentários) podem ser requisitadas por um prazo renovável de 15 dias.
  • Não podem ser requisitados: os dicionários, as enciclopédias, os livros frágeis, volumosos ou raros.
  • Os documentos reservados aos alunos do lycée não poderão ser requisitados pelos alunos do collège sem o acordo prévio da documentalista.

Em caso de degradação ou perda de um documento, os responsáveis legais do aluno serão avisados e deverão pagar a quantia relativa ao dano provocado.

Equipamento informático
  • 7 computadores ­ligados à rede do estabelecimento estão ao dispor dos alunos;
  • 1 impressora;
  • 1 vídeo projetor.

A utilização da Internet deverá respeitar os termos do regulamento do bom uso dos meios de informática e das redes do Lycée Français International de Porto.

As regras de ouro no CDI

O CDI é um espaço de trabalho. Os alunos devem ter, por isso, um comportamento correto e respeitar o trabalho de cada um.

Os alunos podem vir ao CDI durante as horas livres e depois das aulas. Devem inscrever-se, antecipadamente, junto dos vigilantes e devem ter um projeto preciso (o CDI não é uma sala de estudo!!!). A documentalista estará à disposição dos alunos para os ajudar e guiar durante a elaboração das pesquisas.

Seja durante o recreio ou durante a pausa do meio-dia, o CDI não é um espaço de convívio, nem uma cafetaria (bebidas e comida são interditas).

Os livros devem ser manipulados com precaução e não devem ser rasurados, rasgados, nem coloridos. Serão, ainda, arrumados seguindo a classificação prevista, a fim de conservar a coerência do acervo documental.

A utilização do telemóvel é totalmente proibida no CDI.

A documentalista faz parte da equipa educativa: um aluno que não respeite as regras pode ser castigado ou convidado a sair e a reintegrar a sala de aula.

• 2ª / 3ª / 5ª / 6ª feira : 8h30 - 18h00
  • 4ª feira : 8h30 - 12h45