Passar para o conteúdo principal
Aefp

E3D

logoE3Dniveau2.jpg

Desde que definimos o Projeto de Estabelecimento em 2014, todos os atores da nossa comunidade adotaram uma atitude de reflexão global e encetaram ações que têm por objetivo tornar o nosso estabelecimento eco-responsável.

Foi no âmbito do CESC (Comité de Educação para a Saúde e para a Cidadania) que se realizaram os trabalhos relativos ao Desenvolvimento Sustentável. A criação do Conselho Eco-escola permitiu-nos otimizar particularmente a parte ambiental.

Em 2015, a Associação Bandeira Azul atribuiu-nos o certificado de Eco-Escola e, desde então, exibimos orgulhosamente a “Bandeira Verde” à entrada do nosso estabelecimento.

Através do compromisso de toda a comunidade escolar (pais muito implicados no projeto, graças a um real empenho dos eco-delegados, bem como o apoio de parceiros), o desenvolvimento sustentável passou a fazer parte do dia a dia de todos e, muitas vezes, estende-se para lá da nossa instituição

Os nossos projetos e ações:

  • vão ao encontro de quatro temas principais :
    • A energia e os consumíveis
    • A biodiversidade
    • A triagem e a reciclagem dos resíduos
    • O comportamento cidadão solidário
  • utilizam três ferramentas principais
    • Análises e estudos de situações internas : consumo, desperdício, comportamentos ;
    • Divulgação de conhecimentos por profissionais e especialistas, sob a forma de conferências, debates, visitas ;
    • Formação e « workshops »,

e permitem o envolvimento de todos e são realizados por  “Grupos de Ação”, pontualmente, ao longo do ano.

Por todas as ações que realizámos, obtivemos, em 2018, o Certificado académico E3D* Nível 2 (*Escola e Estabelecimento em Abordagem de Desenvolvimento Sustentável)

Le E3D au LFIP

Affiche E3D horiz.jpg


 

 

 

A « Bandeira Verde » - 1º reconhecimento de Escola Eco-Responsável

Após ter obtido a Bandeira Verde Eco-Escola (nov. 14), entregue pela Associação Bandeira Azula da Europa, o LFIP tornou-se uma escola eco-responsável. Foi com muita alegria que toda a equipa do Grupo Eco-Escola assistiu ao estear da bandeira na presença de Mr Panthène, representante da Diretora da AEFE.

drapeau.JPG
DSC00766.JPG

 

A horta dos alunos do ensino pré-escolar
Desde 2014, os alunos do ensino pré-escolar dispõem de locais próprios para cultivarem e "verem crescer morangos, flores, cenouras, pimentos, rabanetes, couves, alfaces, menta, melissa

O Ditado ELA

Voluntários a favor da Associação ELA (de luta contra a leucodistrofia), os alunos do LFIP participaram, em dezembro de 2014, no ditado ELA. Este ano, tivemos a honra de contar com a presença do Embaixador de França em Portugal e o Presidente da Câmara do Porto para ditarem o texto aos alunos.

IMG_7564.JPG

O Concerto Solidário de Natal reúne, todos os anos, os coros dos Estabelecimentos privados do Porto e a quantia angariada é entregue a associações da cidade.

affiche_web 300larg.jpg

A Recolha a favor da Associação Emmaüs, em dezembro de 2016, permitiu > encher um camião e oferecer o seu conteúdo aos voluntários da associação.

A operação Clean Beachem março de 2017, reuniu os alunos do lycée numa praia do Porto para participarem numa operação de limpeza.

A Corrida solidária reúne todos os alunos do LFIP:os alunos do pré-escolar correm no nosso recreio, os alunos do 2º ao 4º ano no Parque de Serralves (paredes meias com o nosso estabelecimento) e os alunos do 5º ao 12º ano no Parque da Cidade (pulmão verde do Porto). A participação simbólica é entregue a uma associação. Ver algumas imagens da edição 2017 no Parque da Cidade

O Mercado de Natal é já uma tradição bem implantada. Num sábado à tarde, toda a comunidade escolar se reúne para uma venda de objetos novos (preparados para aquela ocasição, entre outros, pelos intervenientes dos ateliês que decorrem à hora do almoço, sob a orientação de pais de alunos), ou em segunda mão. Os valores angariados são sistematicamente entregues a uma associação (que ajuda ou acompanha crianças).
Para ver algumas recordações da edição 2017, clique na imagem

banner.png

A visita à LIPOR no final do mês de janeiro 2018, permitiu que os Eco-delegados e os funcionários referentes recebessem uma nova formação sobre a tri-reciclagem e visitassem a zona de triagem do centro. Para ver o diaporama, clicar na imagem.

Logo lipor.jpg

Semaine Verte Affiche 2018timbre.jpg

Ver o programa da semana

Documentos para descarregar