Apresentação do Lycée (versão atual)

Após a conclusão do Collège (6º-9º ano), os alunos prosseguem os seus estudos no Lycée durante três anos (10º-12º ano).

A turma de "Seconde" ("2de", 10º ano) é determinante antes da fase final, que se carateriza por uma especialização progressiva dos estudos, entre a turma de "Première" ("1ère", 11ºano) e a "Terminale" (Tle, 12º ano) .

No Lycée, propomos duas áreas: Economia e Ciências. No final da "Terminale" (12º ano), realiza-se o exame de "Baccalauréat" (BAC), diploma que, por um lado, certifica a conclusão do ensino secundário e, por outro, dá acesso ao Ensino Superior. Este exame comporta, também, provas antecipadas no final da "Première" (11º ano).

As áreas que propomos permitem que os detentores do BAC ingressem no Ensino Superior em universidades, "en classes de préparation” para acederem "aux grands écoles” ou, eventualmente, optem por formações mais especializadas (IUT, BTS).

O "Baccalauréat" até 2020

O Baccalauréat da área de Economia

Trata-se de um Baccalauréat pluridisciplinar. A área de economia requer uma atenção particular ao meio social e económico envolvente e à atualidade, bem como um gosto acrescido pela história, pela geografia e pela matemática. Tem como principal objetivo aprofundar uma cultura económica baseada no espírito de síntese, a curiosidade.

Lista das provas e coeficientes do Baccalauréat ES da área de Economia, no site Eduscol

• 50% dos alunos que optam por esta área integram a universidade, excluindo IUT.
  • 23% preparam diplomas tecnológicos (BTS, DUT) ;
  • 6% inscrevem-se em turmas que preparam para as "grandes écoles”;
  • 14% prosseguem os estudos em escolas especializadas.

O Baccalauréat da área de Ciências

O Baccalauréat científico implica capacidade de abstração, de rigor, de raciocínio e de gosto pela experimentação. Tem como objetivo desenvolver um conhecimentoreal, com base naabordagem científica eexperimentaldas ciências.

Lista das provas e coeficientes do Baccalauréat S da área de Ciências, no site Eduscol.

• 50% dos alunos que optam por resta área integram a universidade, excluindo IUT ;
  • 19% preparam diplomas tecnológicos (BTS, DUT) ;
  • 19% inscrevem-se em turmas que preparam para as "grandes écoles " ;
  • 14% prosseguem os estudos em escolas especializadas.
As provas

As provas da primeira fase

Todos os candidatos ao Baccalauréat passam as provas da primeira fase.

Estas provas incluem :

• as provas antecipadas, realizadas no final do 11º ano ;
  • as provas finais, realizadas no final do 12º ano.

Após a realização das provas da primeira fase :

• os candidatos que obtiverem uma média de 10/20 obtêm o diploma do Baccalauréat;
  • os candidatos que obtiverem uma média mínima de 8/20 e inferior a 10/20 poderão realizar as provas da segunda fase ;
  • os candidatos que obtiverem uma média inferior a 8/20 não obtêm o diploma de Baccalauréat, podendo, no entanto, candidatar-se novamente no ano seguinte.

As provas da 2ª fase, também apelidadas de «orais de repescagem»

Os candidatos que tenham obtido, aquando da realização das provas realizadas na 1ª fase, uma média, no mínimo, de 8/20 e inferior a10/20 poderão passar as provas orais da 2ª fase.

Os candidatos realizam duas provas em duas disciplinas à escolha, de entre aquelas que foram objeto de avaliação escrita na primeira fase (incluindo francês, desde 2002). A melhor nota obtida (na prova da primeira ou da segunda fase) é tida em conta pelo júri. O candidato obtém o Baccalauréat se tiver, nas provas orais, uma média de 10/20 ou uma média superior no conjunto das provas realizadas.

Três menções honrosas

As menções são atribuídas unicamente aos candidatos que passem as provas na primeira fase do Baccalauréat, em função da média obtida :

• menção honrosa « assez bien »(satisfaz) : média igual ou superior a 12 e inferior a 14 ;
  • menção honrosa « bien »(bom) : média igual ou superior a 14 e inferior a 16 ;
  • menção honrosa « très bien » (muito bom) : média igual ou superior a 16.