Passar para o conteúdo principal
Aefp

ADN - AEFE

O dispositivo de intercâmbios escolares ADN-AFE


Dois alunos, dois liceus, dois países, uma experiência …

Apresentação

«ADN AEFE» oferece aos alunos de 10º ano a possibilidade de frequentar, através de um intercâmbio, uma parte do ano letivo em outro estabelecimento da rede que, tal como o LFIP, participe neste projeto de mobilidade.

Assim, os alunos têm oportunidade, vivendo durante várias semanas em outro ambiente familiar, escolar, cultural e linguístico, de enriquecer o seu percurso educativo, dando continuidade à sua aprendizagem escolar.

Porquê o nome ADN-AEFE ?

Este projeto tem o nome ADN-AEFE, porque o espírito de abertura e o gosto pela partilha fazem parte da marca registada da rede dos liceus franceses espalhados pelo mundo.

A sigla também faz referência à exploradora Alexandra David-Néel.

Alunos visados

Os alunos voluntários de 10º ano

  • que tenham maturidade suficiente para se adaptarem a um novo ambiente e estejam prontos para realizar este projeto de abertura cultural e linguística,
  • porque, neste nível, os alunos não efetuam exames, o que facilita a realização do intercâmbio

Estabelecimentos de ensino que participam no projeto ou seja,

115 escolas da rede de ensino AEFE, espalhadas pelo mundo, e uma dezena de liceus em França.

 

Programa em meio escolar

Os alunso têm a possibilidade de dar continuidade à sua escolaridade, durante as várias semanas de intercâmbio, em outro estabelecimento, em outro país.

São dois alunos e são acolhidos pelas famílias

  • «Formule Solo» : Os dois alunos encontram-se;
  • «Formule Duo» : Cada um dos alunos aloja o outro em sua casa e frequentam o liceu, primeiro o de um aluno, depois o liceu do outro.

Uma pessoa referente do projeto ADN

Para além do Diretor e das equipas pedagógicas, o referente acompanha, em cada um dos estabelecimentos, todas as etapas do projeto do aluno, desde a sua candidatura até ao seu regresso ao estabelecimento de origem.

As famílias

Financiam e organizam a viagem do respetivo educando e acolhem o seu correspondente.

Candidatura ao projeto

Os encarregados de educação de alunos de 10º ano que pretendam obter mais informações sobre este projeto deverão contactar o diretor adjunto e referente ADN pelo LFIP, Monsieur Paulo Fernandes.